A Equipa Sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reuniu, neste sábado, dia 11 de janeiro, em Fátima, num encontro que reuniu 300 participantes das várias dioceses, entre os quais esteve presente uma equipa da Diocese de Beja constituída por D. Fernando Maio de Paiva, Bispo de Beja, Pe. Abílio Raposo, director do SCAP, Ir. Natália Costa, ODC, e os leigos Clara Palma e Silvestre Pelica.
A iniciativa teve como finalidade refletir sobre o documento final do Papa Francisco e da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade e a sua aplicação prática nas comunidades, lançando um apelo à construção de uma nova cultura de inclusão.
Destinado aos membros das Equipas Sinodais e dos Conselhos Pastorais de cada diocese, este encontro contou também com a presença de vários bispos de Portugal.
A manhã de trabalhos iniciou-se com uma oração sinodal e palavras de abertura de D. José Ornelas, presidente da CEP, seguindo-se uma apresentação do documento final do Sínodo 2021-2024 (Carmo Rodeia, Pe. Eduardo Duque, Equipa Sinodal da CEP), trabalhos de grupo e dois plenários. O encerramento do encontro foi feito por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra.