Entre 13 a 16 de janeiro realizaram-se as Jornadas de Atualização do Clero do Sul, no Algarve. O tema central deste ano foi o “Jubileu: tempo de graça e de renovação da Igreja e do Presbítero”, abordado por cerca de setenta sacerdotes provenientes das dioceses do Algarve, Beja, Setúbal e da Arquidiocese de Évora.

Esta edição marcou a 18ª realização do evento, organizado pelo Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE), e contou com a presença de cerca de oitenta participantes, incluindo bispos, padres, diáconos e seminaristas que estão concluindo sua formação nas dioceses do sul de Portugal. A Diocese de Beja esteve representada por D. Fernando Maio de Paiva e nove sacerdotes.

As Jornadas começaram no dia 13 de janeiro, com a sessão de abertura e a conferência inaugural de D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé.

Segundo o jornal “Folha do Domingo”, D. Rino Fisichella realçou a necessidade de retornar à virtude teologal da esperança, que tem sido muitas vezes negligenciada em favor da fé e da caridade. D. Rino Fisichella destacou que a falta de esperança é um reflexo de um desequilíbrio na vida da fé.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

 

D. Rino Fisichella também afirmou que a esperança cristã, que está fundamentada no amor, oferece um caminho duradouro para alcançar a verdadeira felicidade. “O Jubileu é uma grande oportunidade pastoral que não podemos perder”, acrescentou.

Nos dias seguintes, as Jornadas continuaram com diversas reflexões e conferências. Em 14 de janeiro, D. Rino Fisichella abordou o tema “Jubileu 2025: um novo impulso missionário?”, enquanto o Pe. Daniel Nascimento discutiu o “Jubileu na Sagrada Escritura”. O Pe. Miguel Nuñez Aguilera, de Sevilha, também fez uma palestra sobre “Jubileu: tempo de renovação, crescimento e comunhão do Presbitério”.

No dia 15 de janeiro, o Cón. Carlos de Aquino refletiu sobre “Jubileu, Indulgências e Peregrinações”, e o Pe. Manuel Fernandes dos Reis abordou o tema “Eucaristia: coração da Comunidade e da vida espiritual do Presbítero”. A tarde foi dedicada a uma visita a Loulé, culminando com uma celebração no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

O último dia das Jornadas, 16 de janeiro, contou com a intervenção da jornalista Inês Teotónio Pereira, que refletiu sobre o “Impacto das transformações socioculturais na Igreja em Portugal, em especial no Sul”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Partilhe:

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades!


Apontadores