No dia 12 de Fevereiro os padres jovens da diocese de Beja juntamente com D. Fernando Maio de Paiva tiveram mais um encontro de formação e convívio. Foi anfitrião desse encontro o Pe. Abílio Raposo, pároco de Vila Nova de Santo André, que nos recebeu na ermida de Nossa Senhora da Graça, pequeno santuário rural de peregrinação do século XVIII, onde as linhas simples de construção popular se misturam com elementos barrocos como a magnífica imagem de Nossa Senhora e a beleza dos painéis de azulejos setecentistas da capela-mor: do lado esquerdo de quem observa, um painel aludindo à criação de Adão; e, sendo que a obra da redenção é superiormente maior que a da criação, do lado direito observamos o painel da Anunciação, com as palavras da embaixada divina bem delineadas: Ave Gratia Plena.
Neste ambiente deveras particular, o encontro começou com a celebração da Santa Missa. Na homilia, o Sr. Bispo, partindo do salmo responsorial, destacou o quanto devíamos bendizer o Senhor pela sua obra não só de todo o mundo criado, mas também por tudo o quanto o Senhor tem feito em nós e o quanto nos pede uma maior fidelidade, a fim de nos deixarmos purificar das inclinações para o mal que nos habitam.
Depois da Santa Missa seguiu-se o tema de formação baseado no “Directório para a vida dos presbíteros” que serviu de reflexão e diálogo muito profícuos entre os sacerdotes. Terminado esse momento, foi-nos servido um saboroso almoço numa das divisões do santuário, confecionado por um simpático casal da paróquia de Santo André. Da parte da tarde tivemos um momento inédito com a visita ao Badoca Safari Park. Depois da apresentação de aves, os sacerdotes e o Sr. Bispo arrancaram na aventura de um Safari alentejano onde viram nos seus habitat’s uma série de animais: girafas, hienas, avestruzes, gamos, elandes, cobos, orix’s, zebras, búfalos… uma experiência única de aprendizagem e conhecimento do mundo natural e animal!
O encontro terminou com a oração de vésperas na igreja matriz da Aldeia de Santo André, edifício de arquitectura chã animado com elementos do barroco tardio português, e que foi recentemente intervencionada, nomeadamente o restauro do retábulo-mor. O Sr. Bispo e os jovens sacerdotes da diocese de Beja agradecem ao Pe. Abílio Raposo e aos seus colaboradores o simpático e generoso acolhimento.