Sob o Lema: «“A esperança não engana” (Rom 5,5), fortalece-nos nas tribulações», escolhido pelo Papa Francisco para este dia e convocados pela Virgem Maria, sob o patrocínio de Nossa Senhora de Lurdes, reunimo-nos na passada terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2025, na Capela do Hospital para celebrar o XXXIII Dia Mundial do Doente.
Presidiu à Eucaristia o Senhor Bispo de Beja, D. Fernando Maio Paiva, concelebrada pelo Pe. José Maria Afonso Coelho, Capelão do Hospital, e assistida pelo Diácono Florival Silva. O Monsenhor António Cartageno teve a seu cargo o canto litúrgico. Esta celebração contou com a presença de alguns Profissionais de Saúde e Voluntários do Hospital, bem como alguns fiéis provenientes de várias paróquias da Cidade de Beja.
Juntos louvámos Maria e rezámos por todos os doentes, profissionais de saúde e voluntários, lembrando também todos aqueles que ao longo da existência deste Hospital pertenceram a esta grande família e já partiram para a eternidade.
Na sua homilia, D. Fernando lembrou a importância do cuidado a ter com os doentes, chamando à atenção para o exemplo de Maria, sempre atenta aos outros e às suas necessidades. No nosso caso, apelou a cuidar todas as dimensões da pessoa humana, em situação de vulnerabilidade. Além dos cuidados médicos, também a presença, a escuta, a oração e o levar a comunhão sacramental aos doentes tornam presente esta dimensão da assistência espiritual, que não poderá ser negligenciada, no cuidar da fragilidade humana de forma integral e, portanto, verdadeiramente humana. Fez menção à Mensagem do Papa para este dia, que nos convida ao encontro, lembrando e oferecendo o dom da Esperança e à partilha, onde nos aproximamos e enriquecemos uns aos outros.
Ir Cristina Novo, cm