Hoje, 16 de fevereiro, realizou-se a peregrinação do Arciprestado de Almodôvar à Sé Catedral de Beja, no âmbito do grande Jubileu de 2025, sob o lema “Peregrinos de Esperança”, com a presença de cerca de 150 participantes (incluindo todos os párocos e missionários), oriundos dos cinco concelhos que compõem o Arciprestado de Almodôvar (Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique), do qual fazem parte 34 paróquias. Como gesto de união ao Bispo de Beja, este Arciprestado ofereceu um báculo pastoral adquirido por todas as paróquias, tendo D. Fernando Maio de Paiva agradecido muito penhoradamente.
O dia iniciou-se no Patronato de Santo António, com a oração do Rosário, enquanto alguns sacerdotes presentes estiveram a administrar o sacramento da reconciliação a todos quantos o desejaram.
Ao término dessa celebração, seguiu-se a procissão a pé até à Catedral, cantando e rezando pelas ruas da cidade. A Santa Missa, do VI Domingo do Tempo Comum, foi presidida por D. Fernando Maio de Paiva. Após a celebração, seguiu-se um momento de convívio e confraternização no refeitório do Patronato de Santo António, com um almoço partilhado.
De modo a concluir a jornada, as Irmãs da Congregação das Oblatas do Divino Coração falaram da sua experiência missionária, apresentando um vídeo sobre o seu fundador: D. José do Patrocínio Dias, bispo restaurador da diocese bejense. Após um momento para perguntas e respostas junto das Irmãs, seguiu-se uma oração e a bênção final antes do retorno a casa.
Tratou-se de uma excelente experiência tanto de Igreja como de comunidade arciprestal, dos fiéis e pastores em torno do seu bispo, como Igreja peregrina de esperança!