No Domingo 16 de março o Arciprestado de Cuba foi convidado pelo Sr. Dom Fernando a realizar a sua Peregrinação Arciprestal à Sé no seu centésimo aniversário da sua ereção canónica.

Foram mais de centena e meia de peregrinos, acompanhados pelos seu Párocos e representantes de quase todas as Paróquias do Arciprestado. Entre esses peregrinos estava também um bom grupo de Timorenses que têm partilhado a sua experiência de fé e de Igreja nas Paróquias de Peroguarda e Alfundão.

Foi um dia de oração, cultura, convívio e celebração. O dia começou com o acolhimento pelas 10,30H, seguida de Adoração ao Santíssimo e Sacramento da Reconciliação. Foram muitos aqueles que aproveitaram esta oportunidade para se abeirar deste sacramento.

Ao final da manhã visitamos o Museu do Seminário de Beja, após uma breve explicação do seminarista Pedro Frazão.

O almoço foi momento de partilha de iguarias e de convívio entre todos, marcado pelas conversas informais, troca de experiências e momentos musicais.

Durante a tarde teve ligar a Peregrinação do Seminário até à Sé. No início escutamos a Palavra de Deus e por essa mesma Palavra fomos enviados em Missão pelas ruas da cidade de Beja, cantamos, rezamos e entoamos alguns salmos de Peregrinação. Chegados à igreja de Santa Maria da Feira, fomos recebidos pelo coro “Coral Vozes da Vidigueira” e uma pequena Palestra da Arquitecta Francisca Romão, que nos falou sobre a arquitectura desta que é a igreja mais antiga da cidade e dando, na sua exposição, um destaque especial ao Altar onde se encontra a Árvore de Jessé. Ficou o convite para visitarmos aos monumentos religiosos existentes no nosso território, que são mais de 80% dos monumentos existentes.

Ao som de “Nossa Senhora de Fátima” iniciamos a etapa final da nossa Peregrinação que culminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo nosso Bispo e os cânticos estiveram à responsabilidade de um coro inter-paroquial, que nos ajudou a celebrar com entusiasmo a Fé da Igreja. As leituras foram distribuídas pelas várias Paróquias presentes. Na sua Homília o nosso Bispo destacou a importância destas Peregrinações Arciprestais à Sé, “Igreja mãe” de toda a Diocese, connosco partilhou a sua reflexão sobre a comunhão, participação na vida da Igreja. Apoiado na Palavra de Deus, reforçou o modelo de Fé que é Abraão e deixou-nos o desafio de como Deus dizia a Pedro, João e Tiago sobre Jesus “Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O”.

Partimos da Sé de Beja com este grande desafio.

Agradecemos ao nosso Deus, que com a sua Graça manifestou o seu amor por todos e por cada um de nós; ao nosso Bispo senhor Dom Fernando de Paiva que nós acompanhou ao longo de todo o dia e com pai espiritual nos animou a Caminhar sempre na Esperança e Confiança em Deus; ao nosso Seminário, ao Padre Novais Pároco da igreja de Santiago Maior (Sé); à PSP que nos acompanhou durante a Peregrinação para que pudéssemos caminhar em segurança; ao Agrupamento de escuteiros 1071 e coordenaram à Peregrinação e aos jovens que nos animaram com os seus cânticos; à Clara Palma e à Maria que nos ajudaram na Adoração ao Santíssimo; ao “Coral Voes da Vidigueira”, à Arquitecta Francisca Romão; ao nosso coro inter-paroquial e ao seu maestro, ao organista José Filipe; aos nossos irmãos timorenses que com a sua presença tornam a nossa Igreja mais universal; a todos aqueles que de um modo ou de outro estiveram envolvidos nesta Peregrinação e àqueles que não tendo podido participar fisicamente nos acompanharam com a sua oração.

Este foi um dia bem celebrado, bem participado, bem vivido, com muito amor, alegria e Fé por todos os peregrinos vindos dos Concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira, que assim manifestaram a sua comunhão com o nosso Bispo, a Igreja Diocesana e também à Igreja Universal, onde rezamos de um modo especial pela Papa Francisco e pela sua saúde.

Que Nossa Senhora, Mãe da Esperança nos ajude a caminha sempre para Jesus “Caminho, Verdade e Vida”.

Arcipreste de Cuba

 

 

Partilhe:

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades!


Apontadores