No passado sábado, 29 de março, treze cidades saíram à rua em simultâneo, para afirmar a dignidade inerente à VIDA humana. Beja juntou-se, pela segunda vez, a esta iniciativa cívica.
Cerca de uma centena de pessoas, de várias idades, nacionalidades e crenças, uniram-se nesta caminhada em defesa do valor inalienável da vida. O percurso teve início nas Portas de Mértola, e seguiu até à Praça da República, percorrendo algumas das principais ruas de Beja. Ao longo do caminho, mais participantes se foram juntando a esta mobilização, que pretendeu sensibilizar para a dignidade da VIDA humana em todas as suas etapas.
O evento contou com a presença de crianças e adultos de todas as idades, origens e convicções, num ambiente de partilha e alegria, sempre num espírito apartidário e de cidadania ativa.
Já na Praça da República, contámos com a presença da Lucivânia Abreu, que partilhou a sua experiência pessoal, relatando o sofrimento vivido após a escolha por praticar um aborto e o caminho que a levou ao arrependimento. Hoje, defensora da causa pró-vida, tem ajudado outras mulheres a desistirem da opção pelo aborto e a seguirem a escolha pela vida. O seu testemunho tocante, deixou marca em quem a escutou, e reforçou a mensagem de que a vida é um dom precioso e que deve ser sempre protegido.
O Coro do Carmo, sob a direção do Monsenhor António Cartageno, contribuiu para o momento com a interpretação de três peças musicais que exaltaram a beleza da VIDA.
Também D. Fernando Maio de Paiva, Bispo de Beja, esteve presente e, no final, dirigiu palavras de esperança, sublinhando o valor da vida humana e a sua sacralidade, esta vida que sempre devemos acolher, defender e promover. Agradeceu à organização pelo empenho em tornar possível esta Caminhada em Beja e felicitou a iniciativa, expressando o desejo de que se repita nos próximos anos. Dirigiu ainda um especial agradecimento à Lucivânia, pelo seu testemunho corajoso e reforçou que esta é uma causa fundamental pela qual não devemos deixar de lutar. Por fim, concedeu a bênção a todos os presentes, com uma mensagem de esperança e apoio à Caminhada pela VIDA.
Com esta caminhada, Beja reafirmou o seu compromisso com uma sociedade mais solidária, que protege os mais vulneráveis e ampara aqueles que enfrentam dificuldades, promovendo o respeito e o cuidado pelo próximo.