NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL DE 2023-2024

Por Carta, datada de 10 de Agosto corrente, dirigida ao clero, D. João Marcos comunica algumas das nomeações para o Ano Pastoral de 2023 /2024, assumindo que, oportunamente, seria dado conhecimento das restantes:

Por Provisão de 02 de Setembro corrente, D, João Marcos procedeu à nomeação do Ecónomo Diocesano para os próximos cinco anos.

Em 11 de Setembro o Senhor Bispo comunicou as nomeações do Delegado Diocesano para os Congressos Eucarísticos, as Coordenações do Apostolado da Oração e da Pastoral Juvenil, bem como o Assistente do CNE e seu Adjunto e ainda, um colaborador do Padre Paulo Godinho, nas Paróquias de Alvito e Vila Nova da Baronia Por isso, procedemos à atualização das Nomeações para o Ano Pastoral agora iniciado:

1. Paróquias

Arciprestado de Almodôvar:

Paróquia de Almodôvar e Anexas: Deixam esta comunidade dos Verbitas os Padres Felicianus Kanisius Sila e Jomy Valiara Ezuphatil John. Permanece o Pe. Pradeep Kumar Kullu que será o novo Pároco in solidum [moderador] e aos quais se juntam os Padres Joaquim Martins Valente (que já esteve na Diocese) e o Pe. Bokovi Kossi Mawuli (Casimir).

Paróquia de Mértola e anexas: Da comunidade dos Padres Espiritanos sai o Pe. Eduardo Augusto Guedes Osório que era Vigário Paroquial das mesmas paróquias e para o substituir veio o Pe. Marcos Nunda Ndjololo Canjongo, C.S.SP.

Arciprestado de Beja:

Paróquia de Nossa Senhora das Neves: com a saída da Diocese do Pe. Pedro Bravo Pereira da Silva, O. Carm., foram nomeados párocos in solidum os Cónegos António Domingos Pereira e António Mendes Aparício, ficando o primeiro como moderador.

Arciprestado de Cuba:

Paróquias de Alfundão e Peroguarda: foi nomeado como novo pároco o Pe. Amadeu Vaz Gonçalo Lino, que acumula com as restantes paróquias para as quais já foi nomeado. O Pe. Luís Caetano Cerdeira Gomes fica com as paróquias de Beringel e Mombeja.

Paróquias de Alvito e Vila Nova da Baronia: foi nomeado o Diácono Mário Vargas Topox, na qualidade de colaborador do Pároco Pe. Paulo Godinho.

Arciprestado de Santiago do Cacém:

Pároco de Melides e Vicariato Paroquial do Carvalhal: foi nomeado o Pe. Abílio Torcato Valadas Raposo que substitui o Pe. Francisco Diogo Costa Molho, que vai para Roma frequentar Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico.

2. Novos Arciprestes para o triénio 2023-2026

ALMODÔVAR: Pe. Alfredo da Ressurreição Mavinga;

BEJA: Pe. António Novais Pereira;

CUBA: Pe. Francisco Joaquim Silvestre da Encarnação;

MOURA: Pe. José Manuel Fachadas Guerreiro;

ODEMIRA: Pe. Diogo Braz Perpétuo;

SANTIAGO DO CACÉM: Pe. Abílio Torcato Valadas Raposo.

3. Outros serviços diocesanos:

– Apostolado da Oração: Oblatas do Divino Coração;

– Corpo Nacional de Escutas: Pe. Francisco da Encarnação (Assistente) e Diácono Manuel França (Adjunto);

– Director do SCAP: Pe.. Abílio Torcato Valadas Raposo;

– Congressos Eucarísticos: Pe. Abílio Valadas Raposo;

– Coordenadora da Pastoral Juvenil: Catarina Maria Palma Leão;

– Ecónomo Diocesano da Diocese de Beja: Pe. António Novais Pereira;

– Secretariado Diocesano da Pastoral Social: Ir Maria Lúcia Abreu da Encarnação, Carmelita Missionária (Coordenadora); Maria Teresa de Bragança van Uden Chaves e Maria de Fátima Cortez Tavares de Almeida e Sousa Prazeres.