Artigo retirado do Site da Diocese de Setúbal

D. Fernando Maio de Paiva foi hoje nomeado, pelo Papa Francisco, como Bispo de Beja.

A nomeação foi publicada esta manhã pela Santa Sé. Um dos atuais Vigários Gerais da Diocese de Setúbal torna-se, assim, o 15º Bispo de Beja, sucedendo a D. José João dos Santos Marcos.

O Monsenhor Vigário Geral Fernando Paiva, de 61 anos, nasceu a 26 de novembro de 1962 em Oliveira (São Pedro do Sul), Distrito e Diocese de Viseu.

Antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como professor.

Frequentou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo realizado a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004. Obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em 2013.

Foi ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005 por D. Gilberto Canavarro dos Reis, sendo incardinado na Diocese de Setúbal.

Atualmente é Pároco de Nossa Senhora da Anunciada, na cidade de Setúbal. Foi membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. É ainda presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero.

Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada: primeiro como prefeito e ecónomo e posteriormente como vice-reitor. Foi ainda responsável pelo acompanhamento do padres novos e pela formação permanente do clero. Entre 2021 e 2023 foi Vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal. É membro do Conselho Presbiteral desde 2014, tendo sido secretário do organismo diocesano entre 2021 e 2022.

A 13 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, como Vigário Geral.

O Cardeal D. Américo Aguiar reage “com muita alegria” à nomeação, salientado que D. Fernando Paiva é o “primeiro membro do presbitério sadino a assumir o múnus episcopal”.

“Na peregrinação de Esperança que estamos a percorrer, este é um belo presente que nos enche de alegria e de confiança, no presente e no futuro da Diocese de Setúbal”, acrescenta o prelado.

“Agradeço reconhecido, a vida que deu com tanta generosidade e empenho à Diocese de Setúbal, nas mais diversas tarefas, nomeadamente na Paróquia da Anunciada e na Vigararia Geral” manifesta o Bispo de Setúbal.

“Que Deus lhe retribua todo o bem que semeou, na certeza de que pode contar sempre comigo e assim acredito, com todos nós”, acrescenta.