A Sé Catedral de Beja foi pequena para tão grande multidão que se deslocou a Beja para a celebração de Ordenação e Tomada de Posse do seu Bispo.

Pelas 17 horas do dia 7 de Julho, na Sé Catedral de Beja foi Ordenado o Sr D. Fernando Paiva como o 15º Bispo, desde a restauração da Diocese.

Foram perto de duas centenas de Padres, Diáconos e Bispo que se deslocaram para participar. Várias centenas de leigos que vieram de dentro da Diocese e muitos que acompanharam desde Setúbal.

Presidio à Ordenação o Arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho, sendo os co-ordenantes o D. João Marcos, Bispo Emérito e administrador Apostólico de Beja e o Cardeal Américo, Bispo de Setúbal. Depois da Ordenação, o Arcebispo conduz o D. Fernando à sua cátedra, simbolizando a Tomada de Posse. E que a partir desse momento presidio à celebração.

D. Fernando Paiva, de 61 anos, nasceu a 26 de Novembro de 1962, em Oliveira (São Pedro do Sul), Diocese de Viseu. Fez a licenciatura em Engenharia Eletrónica  e de Computadores no Técnico de Lisboa. Mais tarde entra no Seminário de Almada, onde vai frequentar o Curso de Teologia da UCP, que termina em 2004 e é ordenado Padre em 10 de Abril de 2005. Em 2013 fez o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa. Além disso ainda desempenhou muitos cargos que lhe foram sendo confiados pelos seus Bispos. Entre eles: Pároco de Nossa Senhora da Anunciada, Colégio de consultores, Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, Perfeito, Económico e Vice-reitor do Seminário de Almada e ainda responsável pelo acompanhamento dos novos Padres e da formação permanente do Clero. No ano passado foi nomeado pelo Cardeal Américo como Vigário Geral da Diocese.

Fotos créditos: Ricardo Perna I Diocese de Setúbal