A XVII Peregrinação Diocesana de Beja ao Santuário de Fátima reuniu mais de 2.000 peregrinos no passado fim de semana, dias 28 e 29 de junho de 2025. Num ambiente de fé, comunhão e esperança, os fiéis vindos de toda a diocese participaram ativamente nas várias celebrações e momentos de oração organizados ao longo dos dois dias, pelo Secretariado de Coordenação e Animação Pastoral da Diocese de Beja (SCAP), cujo responsável é o Pe. Abílio Raposo, tendo os cânticos das celebrações específicas para a Diocese de Beja ficado sob a responsabilidade de Monsenhor António Cartageno.
A peregrinação teve início na tarde de sábado, dia 28, com a concentração na Basílica da Santíssima Trindade, onde o Bispo de Beja, D. Fernando Maio de Paiva, dirigiu uma saudação aos peregrinos. Seguiu-se um tempo de confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento e a oração de Vésperas. A procissão até à Capelinha das Aparições culminou com a consagração da Diocese de Beja a Nossa Senhora.
Ao final da noite, recitou-se o Rosário e realizou-se a tradicional Procissão das Velas. O dia terminou com um momento de grande recolhimento espiritual, com a Via Sacra nas Colunatas da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, organizada pelos jovens da Diocese de Beja.
No domingo, dia 29, o programa começou com Laudes na Capela da Morte de Jesus, seguido do Rosário na Capelinha. O ponto alto da peregrinação foi a Missa Internacional, presidida por D. Fernando de Paiva, que encerrou a peregrinação diocesana com uma celebração profundamente participada por todos os setores, paróquias e movimentos da Diocese de Beja.
Na sua homilia, o Bispo de Beja apelou a uma Igreja “missionária, próxima e corajosa”, sublinhando que a missão da Igreja exige “coragem e fé” para anunciar o Evangelho no mundo de hoje. Inspirando-se na solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, D. Fernando destacou o papel fundamental de cada batizado na construção de uma Igreja sinodal, próxima das periferias e capaz de responder aos desafios contemporâneos com esperança e ousadia.
A celebração terminou com a procissão do “adeus”, num momento de grande emoção, em que os peregrinos se despediram da Virgem de Fátima, levando consigo a mensagem de oração, conversão e penitência para as suas comunidades.
A XVII Peregrinação Diocesana inscreveu-se no espírito do Jubileu 2025, sob o lema “Peregrinos de Esperança”, e revelou-se um verdadeiro testemunho de comunhão e renovação espiritual da Diocese de Beja.