A vida pastoral da Diocese de Beja continua a ser marcada por momentos significativos de fé e renovação. No âmbito da reorganização pastoral em curso, várias comunidades receberam, na primeira quinzena de setembro, os novos párocos nomeados pelo Bispo de Beja, D. Fernando Maio de Paiva.
Estes momentos de celebração, vividos em ambiente de proximidade e participação comunitária, assinalam o início de novos ministérios ao serviço da Igreja diocesana.
No dia 6 de setembro, realizou-se a tomada de posse dos padres Severino Isaías de Lima, sjc, e José Jefersson Rodrigues Cavalcante, sjc, que assumiram a responsabilidade pastoral das paróquias de Santa Luzia, Colos, Relíquias, Vale de Santiago, São Martinho das Amoreiras, Santa Clara-a-Velha e Sabóia. A celebração decorreu na Igreja Paroquial de Colos, reunindo fiéis de todas estas comunidades. Estes sacerdotes sucedem ao Pe. Adenilson Pimentel Gomes, que acompanhava as paróquias de Colos, Santa Luzia, Relíquias e Vale de Santiago, e ao Pe. Nuno André Pereira de Oliveira, responsável pelas paróquias de São Martinho das Amoreiras, Santa Clara-a-Velha e Sabóia.
Uma semana depois, a 13 de setembro, a Igreja Paroquial de Safara acolheu a Missa de tomada de posse do Pe. Mário Alberto Vargas Tepox, que passou a acompanhar as paróquias de Amareleja, Estrela, Póvoa de S. Miguel e Safara, substituindo o Pe. José Manuel Valente Bravo.
No mesmo dia, em Grândola, o Pe. José Manuel Valente Bravo iniciou o seu ministério nas paróquias de Grândola, Azinheira de Barros e Santa Margarida da Serra, numa celebração realizada na Igreja Paroquial de Grândola. O sacerdote vem substituir o Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário.
Já a 14 de setembro, a comunidade de Alvito reuniu-se na Igreja Matriz para a tomada de posse do Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário, novo pároco das paróquias de Alvito e Vila Nova da Baronia, numa celebração realizada pelas 10h30. Ainda nesse domingo, ao meio-dia, a Igreja Matriz de Cuba acolheu a Missa em que o sacerdote tomou posse das paróquias de Albergaria dos Fusos, Cuba, Vila Alva e Vila Ruiva. Até agora, estas comunidades eram acompanhadas pelo Pe. Paulo Jorge dos Reis Godinho (como pároco) e pelo Pe. Mário Alberto Vargas Tepox (como vigário paroquial).
As próximas semanas trarão novas tomadas de posse em diferentes paróquias da Diocese de Beja, prolongando-se até meados de outubro, como expressão da comunhão da Igreja diocesana, que, unida ao seu Bispo, acolhe com fé os novos pastores enviados ao serviço do Povo de Deus.