A Diocese de Beja realizou, na manhã do dia 16 de setembro, a Assembleia do Clero, que decorreu no Seminário de Beja e contou com a presença de sacerdotes e diáconos de toda a Diocese. O encontro iniciou-se com a celebração da Hora Intermédia, seguindo-se um programa de trabalhos que terminou com um almoço de convívio fraterno.
Na abertura, D. Fernando destacou a presença e deu as boas-vindas de modo especial aos novos religiosos que estão a iniciar o seu serviço na Diocese, nomeadamente aos padres Joséleitos de Cristo, o Pe. Severino Isaías, o Pe. José Jefferson e também o Ir. José Maciel; Deu também as boas-vindas ao Pe. Domingos José Ângelo, cssp, dos padres espiritanos, destinado à paróquia de Mértola e anexas; referiu também a Comunidade de origem brasileira, Dominus Salus, que virá em breve para estar ao serviço da Diocese, na Paróquia de S. Teotónio. O Bispo Diocesano informou ainda que o Pe. Francisco Sales permanecerá na Paróquia de Santiago do Cacém e anexas.
Foram também anunciados três encontros sinodais dinamizados pela Equipa Sinodal Diocesana, previstos para o primeiro trimestre: 18 de outubro em Beja, 8 de novembro em Vila Nova de Milfontes e 15 de novembro em Moura.
O prelado, fez uma breve apresentação dos novos setores pastorais a nível diocesano: Comunicação, Pastoral da Pessoa com Deficiência, Pastoral da Cultura, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, além da renovação dos Órgãos Sociais da Cáritas Diocesana a acontecer em breve e da Pastoral da Família ainda em fase de constituição.
O Reitor do Seminário e Vigário-Geral, Pe. Rui Carriço, apresentou a situação dos três seminaristas e dos candidatos em fase de aproximação ao Seminário, bem como dos candidatos ao diaconado permanente. Foi feito um apelo aos sacerdotes para proporem candidatos ao diaconado permanente, pois em breve se iniciará um novo ciclo de formação.
O Pe. Abílio Raposo, diretor do SCAP, expôs o Plano Pastoral elaborado a partir das propostas do Conselho Pastoral Diocesano e do Conselho Presbiteral.
O Pe. Pedro Rodrigues apresentou o projeto da Escola de Cultura Teológica, destinado à formação teológica de leigos, no sentido do aprofundamento da fé e da capacitação para o exercício de ministérios.
D. Fernando abordou ainda três áreas em destaque:
• Comunicação diocesana, com a implementação de novos emails dos serviços centrais, lançamento de um novo site e redes sociais, criação de um novo logotipo e valorização do antigo jornal Notícias de Beja, nomeadamente com o projeto a médio prazo de disponibilizar online o arquivo histórico digitalizado bem como eventualmente outras dimensões de âmbito histórico e cultural.
• Formação permanente do Clero, foi destacada a formação interdiocesana promovida pelo ISTE, de 19 a 22 de janeiro de 2026, sobre o tema “Inteligência Artificial. Desafios emergentes de uma Sociedade Pós-Cristã. Crepúsculo ou Aurora?”, bem como outras propostas a concretizar a nível diocesano.
• Proteção de menores, após a aposta na formação de clérigos e agentes pastorais, que aconteceu no passado ano pastoral, prevê-se este ano pastoral a divulgação de normas e do código de comportamento para agentes pastorais em contacto direto com menores e adultos vulneráveis
O Ecónomo Diocesano, Pe. Novais, apresentou informações de gestão e administração paroquial.
Seguiu-se um momento de despedida, reconhecimento e gratidão aos sacerdotes que em breve cessarão a sua missão na Diocese, nomeadamente o Pe. Henrique, Carmelita e o Pe. Alfredo da Ressurreição, cssp.
O encontro terminou com um momento de oração mariana, com o canto do Salve Regina.
A Assembleia do Clero revelou-se, uma vez mais, um espaço de comunhão eclesial, de partilha pastoral e de renovação do compromisso missionário da Igreja em Beja.
Partilhe: