na Páscoa

A Oração neste tempo da Páscoa

Quando a Igreja celebra o mistério de Cristo, há uma palavra que ritma a sua oração: Hoje!, como um eco da oração que lhe ensinou o seu Senhor (39) e do chamamento do Espírito Santo (40). Este «hoje» do Deus vivo, em que o homem é chamado a entrar, é a «Hora» da Páscoa de Jesus, que atravessa e sustenta toda a história:

«A vida derramou-se sobre todos os seres e todos são inundados duma grande luz: o Oriente dos orientes invade o universo e Aquele que era “antes da estrela da manhã” e antes dos astros, imortal e imenso, o grande Cristo, brilha mais que o Sol sobre todos os seres. É por isso que, para nós que n’Ele cremos, se instaura um dia de luz, longo, eterno, que não se extingue: a Páscoa mística» (41).

Catecismo da Igreja Católica, n.º 1165

A Via-Lucis é um exercício espiritual que ajuda quem o faz a reviver a ressurreição de nosso Senhor Jesus.

A oração do Rosário tem permanecido como uma das orações pessoais e comunitárias mais praticadas pelos católicos