São José operário, padroeiro da Diocese de Beja celebrado em festa com ordenação de 4 diáconos permanentes

A celebração do padroeiro da Diocese de Beja, S. José Operário, revestiu-se de particular festividade, uma vez que na Eucaristia deste dia 1 de Maio foram ordenados quatro novos diáconos para o serviço da Igreja diocesana: António Coelho (Beja), Carlos Prazeres (Cuba), Fernando Guerreiro (Santa Clara-a-Nova, Almodôvar) e Manuel França (Moura).

A celebração teve início às 11.30 horas, na Sé de Beja, sendo presidida pelo Sr. D. João Marcos, Bispo da Diocese, contando com grande número de Clero e leigos, muitos dos quais das paróquias a que pertencem os novos diáconos.

Depois da eleição dos candidatos o Sr. Bispo proferiu homilia com base na Carta aos Colossenses: “Em tudo o que fizerdes ponde a vossa alma, como quem serve ao Senhor… Servi a Cristo, o Senhor” (Col 3, 24). Sublinhou que elas “resumem o agir de S. José…” Dirigindo-se aos candidatos ao diaconado fez-lhes o convite “a ver em S. José, servo de Maria e Jesus e nosso padroeiro, uma figura, uma imagem, uma fotografia daquilo que Deus e a Igreja esperam de cada um de vós, pois a palavra Servo é a tradução portuguesa da palavra grega diácono.” Referindo-se à pregação do diácono disse, ainda, que “Não é fácil ser-se diácono nesta Igreja tão moldada pelo espírito do mundo e neste mundo onde todos querem ser senhores!” Alertou para a possível rejeição, como aconteceu com Cristo ao pregar em Nazaré, “mas procurai manter o vosso coração tranquilo diante do Senhor se pregais o Seu Evangelho e não caís na tentação de o substituirdes por palavras simpáticas que agradam às pessoas, mas as enganam.”

O Secretariado Diocesano de Liturgia preparou e orientou a celebração com a ajuda dos seminaristas maiores da Diocese e o canto litúrgico contou com a presença do Coro Juvenil do Carmo, um pequeno coro de adultos e Coro do Carmo sob a orientação do P. António Cartageno.