Visita Pastoral a Aljustrel e São João de Negrilhos

As Paróquias de Aljustrel e São João de Negrilhos, do Arciprestado de Almodôvar, desta Diocese de Beja, acolheram entre os dias 23 e 26 de Maio, a visita Pastoral de S. Ex.ª Rev.ma, Sr. D. João Marcos, Bispo da Diocese. A visita iniciou com a Eucaristia presidida pelo Prelado e concelebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Luís Macuinja, na Igreja Paroquial de São João de Negrilhos, à qual se seguiu uma receção na Junta de Freguesia, onde tiveram presentes as forças vivas (associações) da freguesia. Terminada esta receção, onde o Prelado foi presenteado com a medalha da freguesia, decorreu a visita à sede da Associação de Beneficiários do Roxo, onde foi apresentada a dinâmica e projetos desta, seguindo-se uma visita à estação elevatória do Roxo naquela localidade. Antes do almoço houve ainda tempo para visitar a Capela da Aldeia Nova, atualmente sem culto e a Sede e o Campo de Futebol do Negrilhos Futebol Clube. O almoço foi servido numa das salas da Junta de Freguesia. De tarde, a visita foi à Loja Social e Sede do Grupo de Voluntariado de São João de Negrilhos e à Associação de Solidariedade Social de São João de Negrilhos onde o Prelado pode contatar diretamente com os funcionários, utentes e direção desta associação. Durante a tarde recitou-se o Terço na Capela de Jungeiros, ao qual se seguiu um lanche partilha, havendo tempo ainda para a visita a uma doente da comunidade que se encontra acamada e, para terminar a visita nesta Paróquia houve uma reunião com o Conselho Pastoral Paroquial, à qual presidiu o Sr. Bispo, seguindo-se depois um jantar de confraternização com este Conselho que tem por missão a dinamização pastoral da Paróquia.

No segundo dia, que, começou com a visita à sede da Junta da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, seguindo-se a receção na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, pelo Executivo da Câmara Municipal, Junta da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, Assembleia Municipal e Junta e Assembleia de Freguesia de São João de Negrilhos, onde houve uma caracterização da vila e do concelho pelo Presidente da Câmara Municipal e um diálogo acerca do Património religioso edificado no concelho e que carece de urgentes obras de recuperação derivado ao elevado estado de degradação em que se encontra, seguindo-se uma troca de lembranças entre ambas as partes, após este teve lugar uma visita à Loja Social do Concelho e ao Mercado Municipal, um momento de confraternização entre os Aljustrelense e o Prelado, seguindo-se a visita aos bairros mineiro de Santa Bárbara e Val D’Oca, o Prelado fez ainda uma visita pelo Parque Mineiro de Aljustrel, seguindo-se a visita ao Jardim 25 de Abril e à Casa das Artes. Após o almoço, num restaurante local, recitou-se o Terço na Capela de Rio de Moinhos, seguindo-se uma romagem ao Cemitério, onde se rezou pelos defuntos ali sepultados e aspergiu-se os sepulcros. Já na COCARIA – Associação de Solidariedade Social de Rio de Moinhos, o Prelado foi recebido pela Direção, funcionárias e utentes desta instituição, onde foi oferecido o lanche a todos. Já em Aljustrel, o Prelado visitou duas valências da Santa Casa da Misericórdia, o Infantário “A Borboleta” onde foi recebido pela Mesa Administrativa, educadoras, auxiliares e as crianças que cantaram dois cânticos alentejanos em gesto de acolhimento ao Prelado, seguindo-se uma visita às instalações e posteriormente rumou-se para a outra valência desta instituição, o Lar, onde foi feita uma visita guiada pela Mesa Administrativa desta Irmandade, havendo também um contato direto com os utentes que nela residem, tendo o jantar sido neste local com os corpos sociais desta Irmandade de Nossa Senhora das Misericórdias de Aljustrel.

No sábado, terceiro dia da visita, começou com a Eucaristia na Igreja da Misericórdia de Aljustrel, seguindo-se uma visita à sede do Sport Clube Mineiro Aljustrelense, onde o Prelado foi recebido por alguns diretores do clube, que explicaram a história deste que é um clube que contam com 800 sócios, e, de seguida houve tempo para visitar o Moinho do Maralhas, de onde se tem uma vista panorâmica sobre a vila e a zona mineira de Aljustrel. A meio da manhã, foi a vez do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel, acolher o Prelado que foi recebido pelos Corpos Sociais, Comando e Corpo ativo dos bombeiros, onde visitou as instalações do quartel e os veículos da corporação, culminando com um beberete no salão. Pelas doze horas, houve mais um momento de oração com a comunidade paroquial, desta vez na Capela do Cemitério de Aljustrel, seguindo-se a aspersão das sepulturas, culminando com a aspersão, colocação de flores e oração junto da sepulcro do saudoso Pe. João Rodrigues Lobato, pároco desta vila mais de três décadas. O almoço foi em casa duma família da paróquia. Durante a tarde, as visitas prosseguiram, primeiro na sede da SMIRA, onde o Prelado foi recebido pelos Corpos Sociais e pelos músicos que presentearam o Prelado com duas peças de música, tendo este saudado a todos. A seguir, no Parque Desportivo, o Prelado, a convite da direção do Sport C. M. Aljustrelense, procedeu à bênção da nova carrinha de transportes deste clube desportivo, cuja cerimónia decorreu durante as comemorações 86º aniversário do clube que decorria naquele local. Já na sala de reuniões da Igreja da Misericórdia, o Prelado reuniu com o Conselho Pastoral Paroquial de Aljustrel, tendo sido um momentos muito apreciados pelos conselheiros, pois permitiu uma troca de experiencias entres estes e o Pastor Diocesano, que dava alento aos presentes com exemplos que teve quando era Pároco no Patriarcado de Lisboa.

O último dia da Visita Pastoral, VI Domingo do Tempo Pascal, iniciou com a celebração Eucarística na Igreja Matriz de Aljustrel, congregando os paroquianos das duas paróquias, onde tomaram parte também algumas instituições civis, na mesma celebração o Prelado administrou o sacramento do crisma, a 3 jovens de Aljustrel que durante três anos se prepararam para os sacramentos da iniciação cristã, cujo batismo e comunhão haviam sido realizados nas semanas anteriores. No final da celebração o Prelado foi presenteado com uma Mitra com o monograma mariano AM, oferecida pelos paroquianos de ambas as paróquias. O almoço de encerramento da visita foi servido no Salão de Festas do Quartel dos Bombeiros congregando uma centena de paroquianos e instituições civis, Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Santa Casa da Misericórdia, Corpos Sociais e Comando dos Bombeiros e ainda o antigo Administrador Paroquial de Aljustrel, Pe. Miguel Cavaco e alguns dos seminaristas do Seminário Redemptoris Mater. No final do almoço o Prelado saudou a todos os presentes e agradeceu a todos o acolhimento que teve nos vários locais e referiu que esta visita tinha “superado todas as suas expectativas”.

Tiago Pereira

Partilhe:

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades!


Apontadores