Mudanças de Párocos – Nomeações Pastorais 2020/2021

Agradeço aos padres a sua disponibilidade, sabendo que é difícil deixar lugares onde somos conhecidos e estimados e irmos começar de novo em terras muito diferentes. Pela minha experiência pessoal posso garantir-vos que esses momentos de êxodo são verdadeiramente fecundos.

Estas mudanças, que como é sabido, acontecerão em finais de agosto e princípios de setembro de 2020.

 

  • Arciprestado de Almodôvar

Pe. Alfredo da Ressurreição Mavinga (Missionário do Espírito Santo), nomeado pároco de Mértola, Espírito Santo, Corte do Pinto, Santana de Cambas, São João de Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Solis, São Sebastião dos Carros, Via Glória, e Alcaria Ruiva.

Pe. Eduardo Augusto Guedes Osório (Missionário do Espírito Santo), nomeado vigário paroquial de Mértola, Espírito Santo, Corte do Pinto, Santana de Cambas, São João de Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Solis, São Sebastião dos Carros, Via Glória, e Alcaria Ruiva.

Pe. Dariusz Jan Pestka, nomeado pároco de Almodôvar, Gomes Aires, Graça de Padrões, Santa Clara-a-Nova, Santa Cruz, São Barnabé e São José de Aldeia de Fernandes, sendo dispensado do ofício de pároco de Quintos, Salvada e Cabeça Gorda.

 

  • Arciprestado de Beja

Pe. Amadeu Gonçalo Vaz Lino, nomeado pároco de Baleizão, Trigaches e São Brissos, mantendo o atual ofício de capelão militar, sendo dispensado do ofício de pároco de Pias, Brinches e Vale Vargo.

Pe. Luís Cerdeira Caetano Gomes, nomeado pároco de Alfundão e Peroguarda, mantendo o ofício de pároco de Beringel e ficando a pertencer ao arciprestado de Beja, sendo dispensado do ofício das paróquias de São Brissos, Trigaches e de vigário paroquial de Santiago Maior de Beja.

Pe. Luís Filipe de Oliveira Marques, nomeado pároco de Quintos, Salvada e Cabeça Gorda, colaborador da Cúria Diocesana de Beja e coordenador diocesano da Pastoral do Ensino Superior.

Pe. Rui Manuel Mendes Carriço, nomeado Reitor do Seminário Diocesano de Nª Srª de Fátima em Beja, membro da Comissão Administrativa do Seminário, responsável pelo Diaconado Permanente, coordenador com Seminário Maior de Évora e responsável pela Pastoral Vocacional, mantendo os atuais ofícios de Vigário Geral da Diocese, na Comissão Diocesana de Proteção de Menores da Diocese de Beja e no Secretariado Diocesano de Liturgia (SDL), sendo dispensado do ofício de pároco da paróquia de Baleizão e de administrador paroquial de Ferreira do Alentejo e anexas.

 

  • Arciprestado de Cuba

Pe. Francisco Silvestre da Encarnação, nomeado pároco de Ferreira do Alentejo, Canhestros, Figueira de Cavaleiros e Santa Margarida do Sado, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

Pe. Miguel Pedro Marcelo Cavaco, nomeado pároco de Odivelas, mantendo os atuais ofícios.

Pe. Pedro Luís Pereira Rodrigues, nomeado pároco de Selmes, mantendo o ofício de pároco de Vidigueira, Vila de Frades, Marmelar e Alcaria da Serra (vicariato), sendo dispensado do ofício de coordenador diocesano da Pastoral do Ensino Superior.

 

  • Arciprestado de Moura

Pe. Anderson Luiz Brasil Pessoa, nomeado pároco in solidum de Barrancos e Santo Aleixo da Restauração e vigário paroquial de Amareleja, Safara, Póvoa de São Miguel, Estrela.

Pe. José Manuel Fachadas Guerreiro, nomeado pároco de Sobral da Adiça, mantendo os atuais ofícios.

Pe. José Manuel Valente Bravo, nomeado pároco in solidum (moderador) de Barrancos e Santo Aleixo da Restauração, mantendo os atuais ofícios.

Pe. Júlio da Silva Lemos, nomeado pároco de Pias, Brinches e Vale Vargo, sendo dispensado do ofício de pároco de São Teotónio, de Capelão do Estabelecimento Prisional de Odemira e de representante do arciprestado de Odemira no Conselho Presbiteral.

Diác. Manuel José Torrado França, nomeado 2º Assistente-Adjunto Diocesano Regional do CNE – Escutismo Católico Português, mantendo os atuais ofícios.

 

  • Arciprestado de Odemira

Pe. Adenilson Pimentel Gomes, nomeado pároco de Bicos, mantendo os restantes ofícios, sendo dispensado de vigário paroquial de Cercal do Alentejo.

Pe. Felicianus Kanisius Sila (Missionário do Verbo Divino), nomeado pároco in solidum e moderador das paróquias de Odemira (Santíssimo Salvador e Santa Maria), São Teotónio, sendo dispensado do ofício de pároco das paróquias e de Almodôvar, Gomes Aires, Graça de Padrões, Santa Clara-a-Nova, Santa Cruz, São Barnabé e São José de Aldeia de Fernandes.

Pe. Glorio Fernandes (Missionário do Verbo Divino), nomeado pároco in solidum das paróquias de Odemira (Santíssimo Salvador e Santa Maria), São Teotónio e Capelão do Estabelecimento Prisional de Odemira, sendo dispensado do ofício de pároco das paróquias e de Almodôvar, Gomes Aires, Graça de Padrões, Santa Clara-a-Nova, Santa Cruz, São Barnabé e São José de Aldeia de Fernandes.

Pe. Jomy Valliara Ezhipathil John (Missionário do Verbo Divino), nomeado pároco in solidum das paróquias de Odemira (Santíssimo Salvador e Santa Maria), São Teotónio, mantendo o ofício de Assistente-Adjunto Diocesano Regional do CNE – Escutismo Católico Português, sendo dispensado do ofício de pároco das paróquias e de Almodôvar, Gomes Aires, Graça de Padrões, Santa Clara-a-Nova, Santa Cruz, São Barnabé e São José de Aldeia de Fernandes.

Pe. Manuel Francisco Perfeito Pato, nomeado pároco de Cercal do Alentejo, mantendo os atuais ofícios de pároco de São Luís, diretor do Secretariado de Coordenação e Animação Pastoral (SCAP), vice-presidente do Instituto de Nª Srª de Fátima e diretor do Colégio de Nª Srª da Graça, em Vila Nova de Milfontes, sendo dispensado das paróquias de Odemira (Santíssimo Salvador e Santa Maria).

 

  • Arciprestado de Santiago do Cacém

Pe. Diogo Braz Perpétuo, nomeado pároco de Alvalade do Sado, Ermidas, São Domingos e Vale de Água, mantendo os restantes ofícios, sendo dispensado de pároco de Cercal do Alentejo e Bicos.

Pe. Francisco de Sales Teixeira, nomeado vigário paroquial de Santiago do Cacém, Abela e São Bartolomeu da Serra, sendo dispensado do ofício de pároco de Alvalade do Sado, Ermidas, São Domingos e Vale de Água.

Diác. Francisco Diogo Costa Molho, após a ordenação presbiteral, nomeado pároco de Melides e Carvalhal (Vicariato), vigário paroquial de Grândola, Azinheira de Barros, Santa Margarida da Serra e assistente diocesano do CNE-Escutismo Católico Português, mantendo as atuais funções de capelão do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz e no Departamento Diocesano de Pastoral Juvenil.

 

 

  • Dispensas:

Cón. António Mendes Aparício, dispensado do ofício de pároco de Selmes, mantém o ofício de Diretor Espiritual do Seminário Redemptoris Mater e Penitenciário da Catedral.

Pe. Abílio Torcato Valadas Raposo, sendo dispensado de pároco de Melides e Carvalhal (Vicariato Paroquial), mantém os restantes ofícios.

Pe. Adriano Martins Mata, dispensado de vigário paroquial do Cercal do Alentejo, mantém os restantes ofícios.

Pe. António Luís Marques de Sousa (Missionário do Espírito Santo), agradecendo todo o trabalho pastoral na Diocese de Beja, dispensado de todos os ofícios na Diocese de Beja.

Pe. Carlos Sepúlveda Escobar, dispensado de todos os ofícios na Diocese de Beja, regressou à sua diocese de origem na Colômbia.

 

Beja, 19 de junho de 2020, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Titular da Catedral

+ João Marcos, Bispo de Beja

 

Partilhe:

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades!


Apontadores