As comunidades do Caminho Neocatecumenal, presentes na diocese de Beja, reuniram com o novo bispo da diocese bejense, D. Fernando Maio de Paiva, no dia um de Março, no Salão Paroquial do Salvador. O encontro foi conduzido pela Equipa Itinerante, responsável pelo Caminho na zona sul de Portugal (dioceses do Algarve, Beja, Évora e Portalegre-Castelo Branco).
O Caminho tem comunidades nas paróquias do Santíssimo Salvador de Beja (3), de São João Baptista de Moura (2), de Nossa Senhora das Graças de Vila Nova de Milfontes (2), de São Vicente de Cuba (2), do Santíssimo Salvador e Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel (1), de Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (1) e no Estabelecimento Prisional de Beja (1). Presentes também 3 famílias em Missão e 4 párocos.
Depois da apresentação de todas as comunidades presentes pelo responsável da Equipa Itinerante, Miguel, as crianças, filhas dos irmãos dessas comunidades, cantaram o salmo 134 “Aleluia, bendizei o Senhor” e receberam, uma a uma, a benção do prelado. Posteriormente, o catequista explicou as origens do Caminho e apresentou as diversas etapas do neocatecumenado, presente na diocese desde 1972. Tiraram-se depois, à sorte, papéis com os nomes dos irmãos presentes, segundo as várias etapas, para darem uma breve experiência.
Posto isto, o presbítero da Equipa Itinerante, P. Giacomo, cantou o evangelho do dia. A homilia foi feita pelo bispo diocesano. Nela, convidou os presentes a manter o espírito de crianças na relação com Deus, de quem tudo depende, e deu graças a Deus por três aspetos do Caminho, que lhe pareceram cruciais: o contacto frequente e o amor pela Palavra de Deus, a abertura à vida por parte das famílias do Caminho e, como consequência dessa abertura à vida, a passagem aos filhos de uma atitude de abertura à vontade de Deus, consubstanciada nas muitas e diversas vocações.
O Bispo diocesano valorizou e insistiu no amor e na pertença à Igreja, “que acolhe no seu seio uma grande variedade de carismas e que os diferentes movimentos e sensibilidades eclesiais, devem sempre ir caminhando no sentido da integração harmoniosa na comunhão da Igreja, que incorpora a diversidade e a pluralidade dos vários carismas”.
Rezado o Pai nosso e recebida a benção, o responsável da Equipa Itinerante ofereceu ao bispo de Beja um ícone da Sagrada Família e dois do rosto de Cristo pintados por Kiko Argüello, bem como a pagela da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Carmen Hernandez, co-iniciadora do Caminho juntamente com Kiko Arguello, frisando que “a causa foi aberta pela diocese de Madrid e não pelo Caminho, pois a Carmen pertence a toda a Igreja, como o Caminho pertence à Igreja”. Recalcou que o Caminho está em comunhão com o bispo e ao seu serviço, como uma iniciação cristã nas paróquias.
Ao som do salmo 150, das vozes, palmas e instrumentos musicais, D. Fernando despediu-se da assembleia.

Pe. Paulo Reis Godinho

Partilhe:

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades!


Apontadores