Assistentes Regionais e Adjuntos reunidos em Fátima

Ao serviço do CNE e da Igreja reuniram os Assistentes Regionais e seus Adjuntos no dia 19 de fevereiro, no Centro Nacional Escutista de Fátima.

Convocada pelo Assistente Nacional do CNE, Pe. Luís Marinho este encontro anual contou com a presença de D. José Traquina, bispo de Santarém e Vogal da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, e do Chefe Nacional Adjunto, Joaquim Freitas.

Eis alguns dos temas que foram abordados neste momento alto de comunhão e coordenação dos Assistentes do CNE, participado por 16 das 20 Regiões:

1. O CNE e o seu crescimento: análise da realidade e pistas para o futuro e Encontro de Chefes de Agrupamento;

2. Formação dos Dirigentes sobre “Escutismo Movimento Seguro”: estratégias e conteúdos;

3. Revisão dos estatutos do CNE: ponto de situação;

4. Acolhimento do documento final do sínodo dos bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”: pistas de trabalho;

5. Livro das celebrações: avaliação de uma proposta de celebração de promessas na Eucaristia da comunidade;

6. Recursos pedagógicos para cuidar a dimensão da fé no CNE;

7. JMJ – Portugal 2022.

D. José Traquina concluiu a reunião sublinhando como o CNE é um imenso dom para a Igreja e para a sociedade. Baden Powell, ao fundar o escutismo soube muito bem discernir o que era necessário para a educação de crianças e jovens. “Saibamos nós animar aqueles que nos estão confiados a prosseguir no mesmo caminho”.

Texto de: Pe. Luís Marinho. Fotografia de: Teresa Loja, in www.flordelis.pt