Comunicado do Conselho Presbiteral – Julho de 2019

Sob a presidência de D. José João dos Santos Marcos, reuniu no passado dia quatro de julho, nas instalações do Centro Pastoral Diocesano, Seminário Diocesano, o Conselho Presbiteral da Diocese de Beja. A reunião iniciou-se pouco antes da dez horas, com a celebração da Eucaristia comLaudes.

Após a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, o Senhor Bispo  informou sobre o estado de saúde de alguns membros do clero da Diocese, e salientou acontecimentos significativos da vida diocesana e da Igreja. Depois da avaliação da ação pastoral da Diocese à luz do plano de ação pastoral da mesma para este ano, até agora mais celebrativo, do que interventivo, e de ter falado da Peregrinação Diocesana a Fátima e das contas da Diocese, das paróquias e dos serviços diocesanos, falou-se da comemoração dos 250ª aniversário da restauração da Diocese de Beja, bem das diversas iniciativas e ações que irão ser empreendidas neste ano e no próximo. Já estão prontas as lonas, com o ícone pintado pelo Senhor Bispo, e os dizeres relativos ao Ano Jubilar. A exposição da Diocese irá decorrer em Beja, na Pousada de S. Francisco, nos meses de março e abril, prolongando-se até 9 de Maio, estando ainda programadas três conferências, pronunciadas por peritos, bem como a participação de outros três místicos, só referidos graças ao consagração e à ancião pastoral do mesmo.

Em seguida foi apresentado o programa da ação pastoral para o ano 2019-2020 para a Diocese de Beja, cujo tema será: “Somos Igreja celebrante”. Tendo sido referido as datas da próxima Reunião Geral do Clero de Beja, a decorrer em Mértola, no dia 16 de setembro, e do Dia diocesano de Beja, a decorrer em Beja, no dia 21 de setembro, referiu-se que abertura dos 250 anos da restauração da Diocese de Beja será assinalada com uma celebração no dia 10 de julho deste ano.

Depois de mais algumas informações, o Conselho deu por encerrada a sessão.

O Secretário do Conselho Presbiteral: Fr. Pedro Bravo Pereira da Silva, oc