Visita Pastoral de D. João Marcos às Paróquias do Concelho de Castro Verde

No passado dia 25 de Janeiro, o Sr. Bispo de Beja iniciou a sua visita pastoral de três dias nas paróquias do «Campo Branco».

Foi recebido nos Paços do Concelho pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, e o seu executivo, bem como pelas autoridades e representes das instituições locais. Depois de uma palavra de saudação e boas vindas por parte do Sr. Presidente da Câmara, que manifestou também a boa e próxima colaboração entre o Município e a Paróquia, o Sr. D. João referiu a razão da sua visita: “uma coisa é ter dados em papel, outra é conhecer os rostos e falar com as pessoas destas localidades”, afirmando que veio para estar com os castrenses e, deste modo, transmitir-lhes o Evangelho. Depois da troca de presentes, o Sr. Bispo, acompanhado pelo pároco, Pe. Luís Fernandes, pelo Presidente da Câmara e pelos vereadores, visitou a Basílica Real de Castro Verde. Este edifício, que imortalizou a Batalha de Ourique, actualmente está sem culto enquanto se aguarda as obras urgentes de requalificação. O projecto enviado pela paróquia de Castro Verde em Julho do ano passado já foi aprovado pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo e espera agora o parecer final da Comissão de Coordenação para o Desenvolvimento Regional do Alentejo a respeito do financiamento.

Depois do almoço com representantes das Comissões Fabriqueiras e voluntários das quatro comunidades paroquiais, o Sr. Bispo visitou a Paróquia de São Marcos da Ataboeira. Feita a saudação e apresentação da comunidade pelo Pároco, o Sr. Bispo manifestou a alegria de visitar essa paróquia e pediu aos fiéis que na sua pessoa reconhecessem o próprio Jesus que os visitava. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, com o rito do Matrimónio de um casal com 42 anos de vida em comum e a primeira Comunhão de um membro da paróquia. Após a celebração, a comunidade reuniu-se para jantar com o Sr. Bispo, que não saiu da freguesia sem antes visitar a conhecida Padaria Tomé.

O dia terminou com uma celebração de boas vindas por parte da comunidade de Castro Verde, na Igreja dos Remédios, na qual o Sr. D. João foi saudado pelo pároco, que o inteirou também da vida paroquial. Na alocução que dirigiu aos fiéis, o Sr. Bispo pediu-lhes que se deixassem “contagiar pelo Espírito de Deus, pois só assim seremos capazes de amar a Deus e aos irmãos; só assim seremos verdadeiramente filhos de Deus. Esta é a grande novidade do cristianismo!”.

No sábado, dia 26, a visita pastoral começou pelo extremo sul do concelho, na freguesia de Santa Bárbara de Padrões, às comunidades de A-do-Corvo e da Sete. O nosso Bispo foi recebido efusiva e carinhosamente pelas pessoas, felizes de verem finalmente o seu Pastor, o que já não acontecia há trinta anos. O Sr. D. João Marcos deixou uma palavra de ânimo e esperança, bem como uma bênção muito especial para todos. Às 12h foi recebido solenemente pela paróquia de Santa Bárbara de Padrões. Depois da saudação e apresentação da comunidade, feita pelo Pároco, o Sr. Bispo referiu aos presentes que vinha “em nome do Senhor, para vos trazer a mensagem de que Deus vos ama!”. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, com o rito da Confirmação de seis paroquianos.

Após o almoço, organizado pela comunidade no Centro de Convívio da freguesia, o Sr. Bispo visitou e tomou conhecimento do trabalho desenvolvido pelo Lar Seara de Abril, IPSS que garante o apoio e dá resposta à população, cada vez mais envelhecida, desta dispersa e vasta freguesia. A tarde começou com a visita do Sr. Bispo à Paróquia de São Tiago de Entradas. Depois de uma paragem na ermida de Nossa Senhora da Esperança, grande devoção daquelas gentes, visitou o Lar Frei Manoel das Entradas, instituição de fundação recente e que garante o apoio às pessoas desta freguesia e não só, com as valências de Centro de dia, Apoio domiciliário e Estrutura residencial para Idosos. Já na Igreja Matriz, o Sr. D. João foi saudado pelo pároco que o inteirou da situação actual da paróquia.

Na Eucaristia, celebrou-se também o rito da Confirmação de cinco paroquianos. Depois do jantar, o Sr. Bispo regressou à vila de Castro Verde para um encontro com os catequistas, catequizandos e suas famílias. Foi saudado pela coordenadora da catequese, Maria João Dores, que relatou o estado e o trabalho da catequese na paróquia de Castro Verde. Os olhos das vinte e sete crianças estavam fixos no Sr. Bispo, escutando as suas palavras tão próximas e carregadas de Evangelho. Foi, sem dúvida, um momento de catequese que os marcará para sempre.

No Domingo, dia 28, o Sr. Bispo celebrou a Eucaristia na Igreja dos Remédios, em Castro Verde, com o rito da Confirmação de quatro paroquianos. Na homilia, além de recordar o seu Crisma como “um dos dias mais felizes da minha vida em que recebi a confirmação de que Deus me amava concretamente”, referiu que “a Palavra do Senhor é a verdade, porque se cumpre sempre. Quem descobre esta maravilha, descobre a felicidade da vida! Quem vive na Fé, descobre que Deus o convida a viver com Ele e a amar como Ele”. Depois do almoço com a comunidade, no qual estiveram presentes o autarca e a sua esposa, o Sr. Bispo passou por uma das principais artérias da vila de Castro Verde: visitou o único moinho em funcionamento no concelho, observou a Casa D. Maria, de traça romântica dos inícios do século XX, e ainda entrou na sede do Clube do Sporting de Castro Verde.

A visita pastoral terminou com a oração de Vésperas, na Igreja dos Remédios, onde na despedida o Sr. Bispo referiu o seu contentamento pela passagem nestas paróquias e pediu ao Senhor que cada vez mais faça crescer na fé e no amor as comunidades do concelho de Castro Verde. Depois das palavras de despedida e agradecimento, dirigidas pelo Pároco, todos puderam ainda cumprimentar o Sr. Bispo.

Esta visita pastoral, apesar de breve, foi intensamente bem vivida pelas comunidades, felizes de verem e estarem com Cristo, Bom Pastor, na pessoa do nosso Prelado.

Pe. Luís Fernandes, pároco

Partilhe:

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades!


Apontadores