Conselho Pastoral Diocesano

Como estava agendado no Plano Diocesano do Ano Pastoral 2018/2019, da Diocese de Beja, decorreu no dia 19 de Janeiro, no Centro Pastoral de Beja, a primeira reunião do Conselho Pastoral Diocesano.

Os trabalhos foram presididos pelo Sr. D. João Marcos e contaram com a presença de 25 pessoas, entre clérigos e leigos, representando diferentes instituições e movimentos diocesanos.

O dia teve início com a oração de Laudes, a que se seguiu o plenário. Num primeiro momento, o diretor do SCAP, Pe. Manuel Pato, deu as boas-vindas a todos e fez uma apresentação sumária dos trabalhos, seguindose a leitura e aaprovação da ata da reunião anterior e as palavras de abertura da parte do Sr. Bispo.

Num segundo momento, os representantes com assento no Conselho Pastoral deram a conhecer as actividades realizadas por cada secretariado, departamento diocesano, arciprestado e movimento, fazendo tambéuma primeira avaliação da execução do Plano Pastoral Diocesano.

Pela novidade que representa, destaca-se a apresentação de um inquérito lançado a todas as paróquias, apresentado pela Ir. Helena Lampreia, responsável pelo Departamento da Catequese da Infância e da Adolescência, que permitiu um conhecimento da situação actual da Catequese na nossa Igreja diocesana.

Com a aproximação da comemoração dos 250 anos da restauração da diocese (1770-2020), o Cón. António Domingos Pereira, deu a conhecer o projecto celebrativo para o ano 2020, que terá início no 1.º Domingo do Advento deste ano (1 Dez.) e que decorrerá até ao Domingo de Cristo Rei (22 Nov. 2020)

No período da tarde, os trabalhos recomeçaram com a apresentação de um tema sobre a Igreja, exposto pela Doutora Maria Manuela C. Dias de Carvalho, docente jubilada da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, que motivou o diálogo e a partilha de experiências entre os presentes.

O Sr. D. João encerrou as actividades do dia com o canto do Salve Regina em honra da Virgem Maria.

A próxima reunião deste Conselho Pastoral terá lugar no dia 22 de Junho.

SCAP