A comunidade paroquial de Aljustrel, comemorou festivamente Jubileu dos 75 anos da Consagração do Concelho de Aljustrel a Nossa Senhora do Castelo, entre os dias 23 e 26 de Maio, cuja data coincidiu com a Visita Pastoral de S.ª Ex.ª Rev.ma, D. João Marcos, Bispo de Beja, às Paróquias Aljustrel e São João de Negrilhos.

Durante três dias, o povo foi convidado a reunir-se em oração no Santuário de Nossa Senhora do Castelo, pelas 21h00, num tríduo presidido pelo Prelado, no primeiro dia, com Adoração do Santíssimo, no segundo dia com Eucaristia e no terceiro com a Procissão de Velas pela escadaria do Santuário até à Igreja Matriz, sendo todas estas celebrações antecedidas da Recitação do Terço. No ultimo dia, dia solene, domingo, 26 de Maio, já com a imagem da padroeira de Aljustrel, Nossa Senhora do Castelo, na Igreja Matriz, foi celebrada a Eucaristia Dominical à qual se seguiu a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, pelas ruas da vila mineira, acompanhada pela Banda Filarmónica de Aljustrel, tendo-se incorporado com os estandartes na Procissão o Movimento da Mensagem de Fátima, o Grupo de peregrinos a pé, o Grupo de Cantares Feminino, os Bombeiros Voluntários e Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, e, no final, no adro do Santuário, ajoelhado diante da veneranda Imagem de Nossa Senhora do Castelo, o Prelado, ladeado dos Corpos Sociais da Confraria, consagrou solenemente o concelho a Nossa Senhora do Castelo, como outrora fez o Bispo Soldado, D. José do Patrocínio Dias, no dia 14 de Maio de 1944, no encerramento da Visita Pastoral a esta Terra.

Tiago Pereira