Houve encontro de Antigos Alunos no Seminário de Beja

Este ano de 2019, o Encontro de Antigos Alunos do Seminário de Beja, decorreu nos dias 1 e 2 de Junho; porquanto no último fim-de-semana de Maio houve as Eleições para o Parlamento Europeu. Porém, estes Encontros continuarão a ter lugar no último fim-de-semana de Maio – mês dedicado a Nossa Senhora – que é padroeira do nosso Seminário.

Dia 1 – Sábado – pelas 11horas a chegar os antigos alunos. Fomos gentilmente recebidos pelo Reitor Padre Francisco Encarnação, qual pai que de braços abertos e sorriso no rosto esperava os filhos que andam lutando pela vida, fora desta casa. E foi entregando a chave dos Quartos aos que iriam ficar lá a dormir na noite de Sábado para Domingo.

Seguiu-se o almoço, muito bem confecionado, apaladado, e com as mesas adornadas, qual dia de festa.

O Senhor Bispo da Diocese – D. João Marcos – compareceu e esteve connosco na Reunião Geral de antigos Alunos, assim como o Padre Encarnação e outros sacerdotes. O D. João Marcos fez alusão aos passos da sua vida até chegar a padre, e depois quando foi escolhido para ser o Bispo da Diocese de Beja. Mais referiu que a Diocese vai comemorar os 250 anos da sua restauração, que ocorreu em 10 de Julho de 1770 pelo Papa Clemente XIV; e que terão lugar entre o dia 01 de Dezembro de 2019 e o dia 22 de Novembro de 2020. Lembrou que a Diocese de Beja tem também o Seminário Redentoris Mater, com seis seminaristas de vários países.

Houve vários colegas que falámos. Resultou de todos um espírito de gratidão por termos andado no Seminário. Foram salientados os valores, o espírito de trabalho, a organização e método … que se adquiriram, e que ficaram úteis para toda a vida, quer familiar ou profissionalmente.

Ao final da tarde teve lugar a visita ao Museu do Seminário e na capela do 1º anda a Oração de Vésperas da Solenidade da Ascensão do Senhor, presidida pelo padre Encarnação, na Capela do 1º andar.

Ao jantar já havia um elevado número de antigos alunos; alguns acompanhados da respetiva esposa.

Seguiu-se o habitual convívio na zona do Bar, onde não faltou o café, digestivos, doces, queijo, pão… ali permanecemos em salutar convívio um bom grupo, com o padre Encarnação, até à meia-noite e meia. Houve muito diálogo relacionado com a vida de cada um, e com o Seminário e o futuro destes encontros.

A noite foi calmamente dormida, nos quartos do Seminário; na antiga camarata, quartos bastante bem preparados, onde dá gosto estar.

Dia 2 – Domingo – às 09 horas tivemos o bem reconfortante pequeno-almoço – café, leite, pão, manteiga, doce, até fruta, e… uma muito boa disposição.

Antes de cada refeição, o padre Encarnação deu início com uma Oração apropriada, rezada por todos nós.

Seguiu-se a Oração de Laudes da Solenidade da Ascensão do Senhor, na capela do 1º andar, presidida pelo padre Encarnação, e respeitosamente participada por todos nós.

“ Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus que se elevou para o Céu, assim há-de vir na sua glória. Aleluia “

Pelas 10.30 visitámos o Museu da Sé Catedral. Onde tivemos a missa, com muitos fiéis. Foi presidida pelo padre António Novais Pereira. Quando chegámos à Sé, já lá estavam uns 14 antigos alunos do Seminário, entrados na década de 1980, todos alentejanos e novos.

O almoço teve lugar no refeitório grande do Seminário, que ficou com muita gente – antigos e actuais alunos, alguns familiares, vários padres…

Refira-se que este Encontro, além dos antigos alunos e familiares, e dos actuais seminaristas… teve a presença de vários padres – o padre Egídio, o padre Alberto, o padre Aparício, o padre Cartageno, o padre Isidro, o padre Domingos Pereira, o padre Álvaro e …, claro, o padre Francisco Encarnação.

Ficou constituída por voluntários uma “comissão”- eu e o colega Eduardo Caeiro, mais o Reitor padre Francisco Encarnação, no sentido de tentar dinamizar e organizar o próximo Encontro.

Parece poder concluir-se satisfatoriamente que este Encontro decorreu com muito brio, com elevação de espírito, e que foi muito reconfortante interior e exteriormente.

Bem-haja ao Seminário, na pessoa do Senhor Bispo – D. João Marcos e na pessoa do seu Reitor – Padre Francisco Encarnação, bem como a todos os que de algum modo contribuíram para que o Encontro tivesse sido proveitoso, especialmente ao nossos seminaristas, irmãs da Divina Providência e Sagrada Família e as colaboradoras do Seminário.

José Vaz Correia