Mensagem do Bispo de Beja para Semana dos Seminários

O Senhor não pensa apenas naquilo que tu és, mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser.

São estas, caríssimos diocesanos e diocesanas, as palavras do cartaz da Semana dos Seminários que celebraremos de 10 a 17 de novembro próximo. Elas são, antes de mais para ti, jovem, a quem o Senhor dirige o Seu chamamento para seres padre, e que, por te sentires indigno e pecador, hesitas em responder-Lhe. Ele, que conhece o teu passado e perdoa os teus pecados, liberta-te assim dos pesos negativos que te levariam a fazer ouvidos de mercador à Sua palavra.

Coragem, irmão, não olhes demasiado para ti. O Senhor não pensa apenas naquilo que tu foste ou és neste momento. Tal como aconteceu há dois mil anos em Betânia, o Senhor está cá e chama-te (Jo 11,28). Chama-te para seres seu amigo, para andares com Ele e para seres por Ele enviado como participante da missão que confiou aos apóstolos, da Sua mesma missão (Mc 3,13-14). Ele chama-te como chamou Abraão, para seres uma fonte de bênçãos para o mundo (Gn 12,1-3). Chama-te como chamou Moisés, para libertares e conduzires no deserto, o Seu povo, rumo à Terra Prometida (Ex 3,1-15). Chama-te como chamou os apóstolos e os profetas, como chamou Isaías, o qual, perante a belíssima e grandiosa manifestação da glória do Senhor adorado pelos Querubins exclamou: ai de mim, estou perdido, porque sou um homem de lábios impuros e os meus olhos contemplam o Senhor! Tocado nos lábios com um carvão ardente e sentindo-se perdoado, à pergunta do Senhor: quem enviarei?, Isaías respondeu: eis-me aqui, podeis enviar-me (Is 6,1-8)! Responde-Lhe também tu, caríssimo irmão, confiando na Sua misericórdia e fidelidade, pois Ele não pensa apenas naquilo que tu és, pensa em tudo aquilo que poderás chegar a ser, se entregares a tua vida nas suas mãos.

Caríssimos irmãos e irmãs:

Atualmente, temos apenas três seminaristas no Seminário de Évora. São eles o Jacinto, de São Teotónio, o Nuno Oliveira, de Setúbal, e o Tiago, da Póvoa do Varzim. O Francisco Molho foi ordenado diácono, como sabeis, e está trabalhando com o padre Manuel António em Grândola, e com o padre Abílio em Melides e no Carvalhal. No Seminário Redemptoris Mater estão presentemente cinco alunos: o Pedro Sinfrónio de Elvas, o Moisés da Charneca da Caparica, o Juan de Málaga, o Gustavo do Paraguai e o Gabriel de Brasília. Virá ainda um novo seminarista, o Daniel da Venezuela. Quanto ao Mário do México que terminou os estudos no ano passado, está em missão em Israel.

Rezemos por eles, pela sua fidelidade ao chamamento do Senhor. Ajudemos os nossos seminários sendo generosos no peditório que se fará nas celebrações do domingo dia 17 de novembro, em toda a nossa diocese.

Rezai também pelos padres da diocese e por mim, para que sejamos fiéis, alegremente fiéis ao Senhor.

A Sua paz esteja com todos vós!

+ J. Marcos, bispo de Beja