Nomeações para o Ano Pastoral 2019-2020

No início deste mês de agosto, venho comunicar-vos as nomeações para o próximo ano pastoral.

É, certamente, uma graça do Senhor para aqueles que agora mudais, e também para os que começais agora a exercer o ministério da diaconia do Senhor nas paróquias. Ides em Seu nome, ides para lhe dar visibilidade e para realizardes as Suas mesmas obras de salvação. Isto pede-vos uma grande humildade, porque não ides para ganhar a vossa vida, mas para a perder. Como escreveu São Paulo, enquanto nós morremos, o mundo recebe a vida (2Cor 4,12).

Sois testemunhas de Cristo. Testemunhas que podem dizer àqueles que ides encontrar as mesmas palavras de Pedro e de João ao coxo de nascimento que estava à porta do Templo de Jerusalém: olha para nós! Vamos dar-te o mesmo que recebemos de Cristo. Não temos ouro nem prata, mas em nome de Cristo Vencedor da morte e do pecado, levanta-te e anda!

Sois enviados. É a Igreja e o bispo quem vos envia. Como Jesus, o Enviado do Pai, dizia as palavras do Pai e fazia as obras do Pai, assim vós também. Sois enviados pelo Senhor: sabeis, por experiência, que as palavras e as obras de Cristo são elas que salvam as pessoas e edificam a Igreja: essas devem ser as palavras e as obras daqueles que o Senhor envia a preparar-lhe o caminho.

Assim, como Apóstolo da Igreja de Beja, eu vos digo: ide, em nome do Senhor! Quem vos ouve, ouça da vossa boca as palavras de Cristo!

Quem vos vê, veja em vossos comportamentos as obras de Cristo Salvador!

E que dê fruto abundante o exercício do vosso ministério!

Rezo por vós!

Rezai por mim!

Quero-vos muito, no Senhor!

´+ João Marcos, bispo de Beja

Nomeações

• Nova organização dos Arciprestados

Arciprestado de Almodôvar
Concelhos de Almodôvar, Aljustrel, Castro Verde, Mértola e Ourique

Arciprestado de Beja
Concelho de Beja

Arciprestado de Cuba
Concelhos de Cuba, Alvito, Ferreira do Alentejo e Vidigueira

Arciprestado de Moura
Concelhos de Moura, Barrancos e Serpa

Arciprestado de Odemira
Concelho de Odemira e freguesia do Cercal do Alentejo

Arciprestado de Santiago do Cacém
Concelhos de Santiago do Cacém, Grândola e Sines, à exceção da freguesia de Cercal do Alentejo

• Nomeações de Párocos:

Pe. José Manuel Valente Bravo, desvinculado de Pároco de Melides, do vicariato do Carvalhal, da capelania do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz e de Vigário Paroquial de Grândola e anexas, sendo nomeado pároco de Amareleja, Safara, Póvoa de São Miguel e Estrela;

Padre Carlos Sepúlveda Escobar, mantendo Barrancos e Santo Aleixo da Restauração, nomeado pároco de Sobral da Adiça;

Pe. Abílio Torcato Valadas Raposo, mantendo as funções que tem, nomeado pároco de Melides e do vicariato do Carvalhal, onde será coadjuvado pelo Francisco Diogo Costa Molho, que será ordenado diácono no dia 28 de Setembro, sábado.

Pe. Jomy Valliara Ezhipathil John, nomeado pároco in solidumda paróquia  de Almodôvar e anexas;

Pe. Luís Dinis Macuinja, nomeado pároco de Aljustrel e de São João de Negrilhos;

• Nomeações de Diáconos:

Diác. António José Guerra de Castro Coelho, nomeado membro do Secretariado Diocesano de Liturgia, nomeado colaborador ao serviço da Catedral e na paróquia de São João Baptista de Beja;

Diác. Carlos Taveira Prazeres, nomeado colaborador nas paróquias de Cuba e anexas;

Diác. Fernando Teixeira Guerreiro, nomeado colaborador na paróquia de Santa Clara a Nova e Almodôvar;

Diác. Manuel José Torrado França, nomeado colaborador nas paróquias de Moura e Santo Amador.

• Nomeações para os serviços diocesanos:
  • Secretariado Diocesano de Educação Cristã (SDEC)
    Diretora: Maria Conceição Matos

Departamento Diocesano de Pastoral Juvenil
     Coordenador: Francisco Diogo Costa Molho
          Equipa Diocesana:
          Caetana Maria Leal Palma Mendonça Batista
          Celso Alexandre da Silva Reis
          Francisco Manuel Cardoso Patanita
          Ir. Isabel Faustino Balbino
          Joana Silva dos Santos
          Nádia Isabel Rodrigues Canotilho