Faleceu o Reverendo Padre Olavo Dijkstra, O. Carm

Nota pelo falecimento do Reverendo Padre Olavo Dijkstra, O. Carm

Diocese de Beja
Vigararia Geral

O Senhor D. João Marcos encarregou-me de vos informar sobre a morte do Reverendo Padre Olavo Dijkstra, O. Carm., que ocorreu esta manhã no Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Ervidel, onde residia nos últimos anos.

Amanhã, Segundo Domingo do Advento e Solenidade da Imaculada Conceição de Santa Maria, os restos mortais do P. Olavo estarão na igreja paroquial de Ervidel, da parte da tarde. Às 17 horas haverá uma celebração presidida por mim, uma vez que o Sr. Bispo estará de visita à Paróquia de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André.

Na Segunda-feira, às 14.30 horas, será celebrada Missa Exequial presidida pelo Sr. D. João Marcos e, após o Rito da Encomendação, o seu corpo seguirá para o cemitério de Ervidel.

O Rev. Padre Olavo Dijkstra, O. Carm., natural da Holanda, professou na Ordem do Carmo e viveu no Brasil e, posteriormente, em Portugal. No início da década de setenta do século XX veio para a nossa Diocese onde exerceu o seu múnus sacerdotal. Trabalhou na Cáritas Diocesana e no Movimento Mensagem de Fátima; algumas das comunidades que paroquiou foram Ervidel, S. João de Negrilhos, Alfundão, Odivelas e Canhestros.

No passado dia 3, celebrou 95 anos do seu nascimento e foi visitado pelo nosso Bispo. Amanhã, dia 8, se fosse vivo celebraria 65 anos da sua Ordenação de Presbítero.

Gratos ao Senhor pelo dom da sua vida e entrega ao serviço do Evangelho, recomendo aos Reverendos Padres que nas missas do dia de amanhã recordem o P. Olavo e implorem de Deus a graça contida nas palavras de Cristo, “Muito bem servo bom e fiel…Entra na alegria do teu Senhor” (Mt 25, 23).

Beja, 7.12.2019

P. Rui Manuel Mendes Carriço