Mensagem do Bispo de Beja às IPSS’s por ocasião do Dia Mundial do Doente 2021

Aos Provedores e Mesários das Santas Casas da Misericórdia

As Direções dos Centros Sociais Paroquiais

A todas as Instituições que têm Lares de Idosos e Hospitais:

A paz de Cristo nosso Senhor esteja convosco!

Como certamente sabeis, no próximo dia 11 de fevereiro ocorre o Dia Mundial do Doente e envio-vos a linda mensagem do Santo Padre. Lede-a com calma e procurai ter presentes os seus ensinamentos no vosso trabalho diário, tantas vezes esgotante, como é tratar de doentes e idosos.

Aproveito esta ocasião para vos saudar a todos e a todas, não só aqueles que estais nos lugares cimeiros da responsabilidade por essas casas, mas a todos vós trabalhadores e trabalhadoras que com a vossa dedicação sois quem dá a cada instituição o rosto pelo qual são conhecidas.

Estou a par do que se passa nas Instituições que servis, não só pela documentação, mas também pelas informações que os vossos párocos me dão. Preocupa-me a vossa saúde, os contágios do Covid 19, a situação financeira de cada casa, os malabarismos que tendes de fazer para as manter viáveis, sobretudo neste tempo de confinamento. E quero dar-vos, como pastor e responsável por esta Diocese, uma palavra de ânimo e de encorajamento.

Digo-vos que sois muito importantes para a sociedade e para a Igreja. Cada um de vós, cada uma das Instituições que servis sois expressões diversas da mesma caridade da Igreja. Por isso mesmo não desanimeis no meio das dificuldades e dos problemas que tendes de resolver. Ajudar-vos-á certamente o facto de, pela fé, poderdes contemplar em cada doente, em cada pessoa de quem cuidais, o rosto de Cristo.

A Diocese conta convosco! Eu, vosso bispo, também conto convosco e rezo por vós. Peço-vos que leveis aos doentes, sobretudo aos mais idosos a minha saudação amiga e a bênção do Senhor.

Recebei caros irmãos e irmãs a minha saudação muito cordial. A bênção do Senhor vos conforte e ajude não só no trabalho que desenvolveis, mas também no âmbito das vossas famílias.