Seminário de Beja há 79 anos ao serviço da nossa Diocese

No dia 13 de outubro, o nosso Seminário celebrou os 79 anos da abertura das suas portas, quando recebeu as suas 50 primeiras flores (seminaristas) como lhes chamou Dom José do Patrocínio Dias. Para recordar esse dia tão importante para a nossa Igreja Diocesana, este dia foi marcado, este ano, por 2 grandes momentos, a celebração da Eucaristia com Laudes na Capela da Comunidades das Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família onde apoiados pela Palavra de Deus “agradecemos” e “pedimos” a Deus.

Agradecemos o dom da vida e da missão apostólica de Dom José do Patrocínio Dias que teve na génese do sonho do Seminário de Beja e que referindo-se ao nosso Seminário escrevia em outubro de 1940 “A tantos benefícios alcançados, seja-nos permitido jubilosamente acrescentar aquele que faz transbordar de reconhecimento as nossas almas, por ser o mais firme esteio a assegurar a vitória final: a conclusão das obras do Nosso Seminário, do querido Seminário de Nossa Senhora de Fátima”, os membros das equipas formadoras, nossos 3 seminaristas e suas famílias, os professores, as irmãs que estiveram ao serviço desta comunidade (Oblatas do Divino coração e as irmãs da Divina Providência e Sagrada família à mais de 54 anos a colaborar com o nosso Seminários), os nossos colaboradores e tantos benfeitores uns conhecidos e outros anónimos que nos têm acompanhado e ajudado na formação dos futuros sacerdotes.

Pedimos ao Senhor que o nosso Seminário seja uma verdadeira sementeira onde os nossos seminaristas possa criar raízes (em Cristo) e como ramos unidos ao tronco (que é a Igreja), possam germinar flores e dar fruto para a vida da nossa Igreja Diocesana.

A manhã terminou com um delicioso almoço preparado pelas irmãs, partilhado pela equipa do seminário, os nossos seminaristas (representados pelo seminarista Tiago, pois os seminaristas Nuno e Jacinto, estavam em peregrinação a pé a Fátima com os colegas do 5º e 6º ano do das 3 Dioceses do sul), as irmãs da Divina providência e Sagrada Família, com os padres que residem na casa do clero, os padres da cidades.

Contemplando Jesus na sua infinita misericórdia, espelhada nos nossos 3 seminaristas pedimos-lhe que continue a abençoar a Diocese de Beja com as vocações sacerdotais e religiosas de que tão necessita.

Pe. Francisco Encarnação